Notícia

Laboratório da Paisagem nas reuniões da rede CApt² de Ponte de Sor e Mértola

O Laboratório da Paisagem de Guimarães, parceiro-líder da rede nacional CApt² – Circularidade da Água, por todos e para todos, integrada na Rede Nacional de Cidades Circulares, marcou presença nas reuniões que tiveram lugar em Ponte de Sor e Mértola, nos passados dias 27, 28 e 29 de setembro.

Na reunão de Ponte de Sor, realizou-se uma masterclasse sobre Reutilização de Água, dinamizada pela Drª Manuela Moreira da Sila, professora na Universidade do Algarve. Foi apresentado o plano de trabalhos para a fase 2, que está a decorrer e definiram-se as atividades a desenvolver o âmbito do projeto, tanto a nível local como ao nível da rede.

Já em Mértola foram apresentadas as atividades desenvolvidas em cada um dos municípios, nomeadamente as reuniões do Grupo de Planeamento de Ação Local. Começaram também a ser delineados os primeiros passos para a elaboração dos Planos Locais de Ação para a gestão sustentável dos recursos hídricos. No âmbito da reunião foi ainda realizada uma visita ao espaço Hammam & Casa de Chá de Mértola e uma visita técnica ao Centro de Agroecologia.

Recorde-se que a Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2) é um programa do Ministério do Ambiente e da Ação Climática gerido pela Direção-Geral do Território, orientado para apoiar e capacitar os municípios e as suas comunidades na transição para a economia circular, com financiamento do Fundo Ambiental. A rede CApt² – Circularidade da Água, por todos e para todos é liderada pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães e conta com os municípios de Águeda, Lagoa (Açores), Loulé, Mértola, Oeiras, Oliveira de Frades e Ponte de Sor como parceiros.