O Laboratório da Paisagem vai promover, no próximo dia 21 de maio, a ação de formação “Abordagens no controlo de plantas invasoras. O caso da Cortaderia selloana e Fallopia japonica”, no âmbito do projeto Sem Invasoras.
A iniciativa conta com a colaboração da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM Ave), da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra e do projeto europeu COOP Cortaderia Life.
Dirigida a técnicos responsáveis pela gestão e manutenção de espaços verdes, esta formação tem como objetivos reconhecer o impacto das plantas invasoras como fatores de risco na gestão do território, identificar as principais espécies invasoras presentes na zona Norte do país, com especial enfoque para a Cortaderia selloana e a Fallopia japonica, e ainda identificar e aplicar os métodos de controlo mais adequados no combate a estas espécies.
O programa será dividido entre uma componente teórica e uma componente prática. Durante a manhã, entre as 10h00 e as 12h30, os participantes terão acesso a sessões teóricas sobre espécies invasoras, com uma caracterização detalhada da Fallopia japonica e da Cortaderia selloana, seguindo-se uma abordagem específica sobre métodos de controlo. A manhã terminará com um espaço dedicado à discussão e ao esclarecimento de dúvidas.
Inscreva-se gratuitamente aqui
Durante a tarde, entre as 14h00 e as 16h30, realizar-se-á a demonstração prática de técnicas de controlo de plantas invasoras, proporcionando aos participantes uma experiência aplicada dos conhecimentos adquiridos.
A formação decorrerá nas instalações do Laboratório da Paisagem, em Guimarães, e reforça o compromisso da instituição na promoção da literacia ambiental, capacitação de técnicos e profissionais e preservação dos ecossistemas nativos.