Com este projeto, pela primeira vez, o Município de Guimarães capitaliza todo o potencial agrícola e florestal do concelho e, simultaneamente, promove o crescimento económico, o desenvolvimento empresarial, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e o bom uso do solo.

A quem se destina?

A Incubadora de Base Rural de Guimarães apoia todos os empreendedores que tenham uma ideia ou plano de negócio numa atividade económica de base rural e que a queiram implementar em Guimarães. Destina-se preferencialmente a jovens agricultores e empreendedores, residentes do concelho, desempregados e agricultores que se dediquem ao modo de produção biológico.

 

Quais as áreas de negócio privilegiadas?

A Incubadora de Base Rural de Guimarães apoia projetos que se desenvolvam nas seguintes atividades económicas:

  • Produção agrícola, nos modos de produção integrada, biológica, etc.;
  • Produção agrícola, agroindustrial, incluindo a comercialização e embalamento de produtos, nomeadamente os produtos endógenos/locais;
  • Outros serviços conexos (empresas prestadoras de serviços de agricultura de precisão,
  • Consultoria agrícola, comercialização de máquinas e equipamentos, fornecedores de fatores de produção, alojamento local e turismo rural, entre outros não exclusivos);
  • Atividades de base tecnológica (iniciativas em Internet of Things – IOT, robótica e tecnologia de suporte à atividade agrícola).

De que apoios posso beneficiar?

Realização de um programa de qualificação para o empreendedorismo de base rural, dirigido a promotores de ideias de negócio que escolheram Guimarães para lançarem a sua empresa. O Programa envolve várias etapas que visam capacitar os incubados para a elaboração, consolidação e implementação do plano de negócios.
Procurando facilitar o acesso à terra aos novos empreendedores rurais será criada a Bolsa de Terras e o Banco de Terras, compostos por terrenos abandonados conferindo-lhes assim uma utilização e um benefício para aqueles com interesse em explorar a agricultura e torná-la num negócio rentável.
Disponibilização de apoios técnicos e pecuniários para o apoio a promotores de ideias de negócio nos primeiros meses de criação e lançamento da empresa, de modo a assegurar condições de igualdade de oportunidades e inclusão social, num projeto de fomento do empreendedorismo e desenvolvimento económico.
Mobilização de parcerias entre empreendedores e entidades do Sistema Científico e Tecnológico para o acréscimo de valor e competitividade aos negócios de base rural criados em Guimarães, incentivando atividades de experimentação e integração de procedimentos inovadores.
Projeção da identidade corporativa da Incubadora e realização de ações públicas que divulguem a estrutura e os seus serviços. De entre outras atividades de dinamização, incluiu-se a feira do empreendedorismo como forma de sinalizar a aposta de Guimarães na promoção de iniciativas empresariais de matriz rural.

Deseja saber mais informações sobre este projeto? Entre em contacto.

    O seu e-mail *
    Mensagem *