Ao longo deste mês, quatro webinars vão abordar a problemática em torno dos plásticos, numa iniciativa do projeto do Laboratório da Paisagem, Aqualastic. Três destes seminários online terão a participação ativa de estudantes de vários estabelecimentos de ensino vimaranenses. Um outro dirige-se à população em geral. Todos terão transmissão em direto no Facebook.
O primeiro dos quatro webinars acontece já na próxima sexta-feira, 6 de novembro. Em análise estará o papel dos plásticos na sociedade, o novo modelo de circularidade e a sua cadeia de valor, os seus desafios e a apresentação de casos de estudo desenvolvidos nesta temática. Com o título “Economia circular dos plásticos”, este webinar terá como convidado Bruno Silva diretor de projetos do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, da Universidade do Minho.
No dia 11, Nuno Silva, investigador do Laboratório da Paisagem, abordará o plástico como uma “Ameaça dos nossos rios”. Serão apresentados os protótipos criados no âmbito do projeto Aqualastic, nomeadamente os filtros de retenção de resíduos com vista à aplicação em sumidouros da cidade e o protótipo de EcoBarreira aplicada no rio Selho junto ao Laboratório da Paisagem.
Para a noite do dia 23, está agendado o webinar “Microplásticos em ecossistemas dulçaquícolas: Um problema ambiental emergente”, que terá como oradora Ana Luisa Silva, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro. Uma palestra onde serão apresentados alguns resultados de estudos científicos que têm permitido identificar e compreender os efeitos adversos que os microplásticos poderão provocar nestes ambientes.
Finalmente, no dia 26 de novembro está agendado o webinar “Os microplásticos: Uma ameaça invisível”, que terá como orador Carlos Gravato, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Este seminário abordará esta preocupação e apresentará resultados recentes relacionados com a ingestão de microplásticos de polietileno por larvas de insetos aquáticos.