A importância destes organismos para a natureza, agricultura e bem-estar humano é vital, e está patente na Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade 2030 (ENCNB 2030) e na Estratégia para a Biodiversidade da União Europeia 2030. Apesar dos benefícios que os polinizadores nos proporcionam, confrontamo-nos hoje com um declínio dramático na sua ocorrência e diversidade, estando numerosas espécies europeias ameaçadas de extinção.
O Poliniza-te pretende educar e sensibilizar a população sobre os desafios que a comunidade de polinizadores enfrenta atualmente, recorrendo a ações de educação ambiental e de investigação. As ações previstas incluem um conjunto de formações teórico-práticas, de ações de promoção e conservação dos polinizadores e desenvolvimento de instrumentos que contribuem para o aumento do conhecimento sobre esta comunidade em Guimarães.
Os dados obtidos vão constituir uma importante contribuição para o conhecimento e estudo da entomofauna do concelho e aumentar a sua conservação e proteção.
O Poliniza-te pretende constituir-se como o primeiro passo para a delineação de uma estratégia local de avaliação, conservação e valorização dos polinizadores.