Notícia

Laboratório da Paisagem participa na Academia Green Gap em Santiago de Compostela

A coordenadora de Áreas Verdes do Laboratório da Paisagem, Sara Terroso, e a técnica Ana Sousa participaram na Academia Green Gap, realizada na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, no início de abril.

Este encontro ibérico reuniu especialistas de Portugal e Espanha num ambiente de capacitação e partilha de boas práticas em sustentabilidade e planeamento verde, permitindo troca de conhecimentos sobre como tornar as cidades mais verdes e resilientes. A iniciativa insere-se no âmbito do projeto Green Gap, financiado pelo programa Interreg Portugal-Espanha, que visa promover a cooperação transfronteiriça para a conservação da natureza e desenvolvimento de infraestruturas verdes​.

Green Gap: capacitação transfronteiriça para a sustentabilidade
A Academia Green Gap é uma ação de formação gratuita associada ao projeto Green Gap, focada em infraestruturas verdes, restauração ecológica e resiliência urbana e rural na euro-região Galiza – Norte de Portugal​. O seu objetivo é capacitar técnicos municipais, profissionais do ambiente, proprietários de terras, estudantes e público em geral, através da partilha de boas práticas e conhecimentos atualizados em planeamento sustentável. Ao longo do programa, são oferecidas palestras, cursos e workshops que abordam tanto os aspetos teóricos como práticos da sustentabilidade, sempre com exemplos reais e discussão de estratégias implementadas na região. Durante a Academia em Santiago, o Laboratório da Paisagem apresentou a Estratégia para a Implementação da Infraestrutura Verde em Guimarães, um plano orientador para integrar a natureza no tecido urbano de forma coerente e eficiente. Esta estratégia destaca a importância de conectar espaços verdes, proteger a biodiversidade local e aumentar a resiliência da cidade face às alterações climáticas. Para ilustrar a aplicação prática desta visão, foram partilhados três projetos estruturantes desenvolvidos em Guimarães, nomeadamente as Ecovias do Ave, Selho e Vizela, Green Belt do Bairro C e a Reflorestação da Rota da Biodiversidade.

Ao partilhar estes projetos e experiências na Academia Green Gap, o Laboratório da Paisagem reforça o seu papel de liderança na promoção da sustentabilidade urbana e das soluções baseadas na natureza em Guimarães. A participação neste fórum internacional evidenciou como Guimarães está a implementar ações concretas para se tornar uma cidade mais verde, inovadora e resiliente. Iniciativas como as apresentadas demonstram o compromisso do Laboratório da Paisagem em trabalhar em rede, inspirando outras comunidades e contribuindo ativamente para um futuro urbano mais sustentável e em harmonia com o meio ambiente.