O projeto Green Gap oferece formação gratuita em infraestruturas verdes, restauração ecológica e resiliência urbana e rural na zona transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal.
No âmbito do projeto Green Gap e da rede transfronteiriça de conhecimento e formação em Infraestruturas Verdes, a Escola Galego-Portuguesa de Infraestruturas Verdes e Paisagens Resilientes (Green Gap Academy) iniciou o seu percurso. O seu objetivo é promover, através de um plano de formação concebido por todos os parceiros do projeto, infraestruturas verdes a nível local para contribuir para a restauração da biodiversidade, a renaturalização e a conceção de paisagens resilientes.
Dado o âmbito do tema e a formulação ambiciosa, as ações de formação foram concebidas para servirem de guia para técnicos da administração local, profissionais relacionados com a gestão de áreas naturais, proprietários e gestores de terras, estudantes e o público em geral.
Para atingir este objetivo, foram concebidos conteúdos sob a forma de palestras e colóquios especializados, cursos de formação e workshops práticos que visam abordar diferentes aspectos, tanto do ponto de vista teórico como prático. Serão oferecidos ao longo dos próximos meses em diferentes formatos (presencial ou misto), bem como através do sítio Web e das redes sociais do projeto, sempre com o conhecimento de professores especializados e peritos com experiência nos diferentes temas.
No dia 1 de abril de 2025, o curso “Infraestruturas Verdes, Restauração Ecológica e Resiliência Urbana e Rural a nível local” será realizado na Escola Galega de Administração Pública de Santiago de Compostela, num formato misto, ou seja, presencial e online. Durante a manhã será realizada uma introdução geral ao tema, uma abordagem ao quadro legal e às diferentes estratégias de infraestruturas verdes aprovadas, serão mostrados alguns exemplos seguida de troca de ideias numa mesa redonda.
Os 11 parceiros galegos e portugueses envolvidos no projeto Green Gap (Instituto de Estudios del Territorio, Município de Paredes de Coura, Universidade da Coruña, Universidade do Minho, Deputación Provincial de Ourense, Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem, Fundación Centro de Estudios Eurorrexionais Galicia-Norte de Potugal, Ayuntamiento de Pontevedra, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) visam contribuir ativamente para oferecer às populações uma Europa mais verde e com baixas emissões de carbono, em transição para uma economia resiliente e com zero emissões de carbono, promovendo uma transição energética limpa e equitativa, o investimento verde e azul, a economia circular, a atenuação e adaptação às alterações climáticas, a prevenção e gestão de riscos e a mobilidade urbana sustentável.